domingo, 16 de maio de 2010

Alimentos e seu papel - parte 1

O organismo ultiliza os alimentos que ingerimos para oter energia e fabricar mais matéria viva(células par a o crescimento)e reposição.

Avelã
Dentro do fruto está a semente, que é a parte consumível, de paladar um tanto doce e oleaginoso. Ela é composta de vários nutrientes, entre eles uma porcentagem de Água, 17,4g de Proteínas, 62,6g de Gordura, 7,2g de Hidratos de Carbono, 1,3g de Minerais, 3,17g de Celulose, 0,460 mg de Vitamina B1, 0,265 mg de Caroteno, 6,0 mg de Vitamina C


Quinoa
Comparado a outros cereais, a quinoa é maior em cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, manganês e zinco do que o trigo, cevada ou milho.beneficios como:prevenção de câncer de mama,diabetes entre outros.



Ervilhas
As ervilhas são ricas em proteínas e carboidratos, e pobres em gorduras. Elas são uma boa fonte de fibras , vitamina A , C e B9 . Fresco ou congelado são um bom fornecedor de tiamina e ferro.




Feijão
É um alimento rico em proteínas vegetais.Possui uma boa quantidade de fibras.Além do ferro, possui os seguintes sais minerais (potássio, fósforo e cálcio).




Arroz integral

O arroz integral é um alimento com muito beneficio, e que não perde seus nutrientes, e ajuda a melhorar o intestino, aliviando a prisão de ventre. É também rica em Vitamina A, B1, B2 e B 12.




Laranja

É um fruto rico em sais minerais como, por exemplo, fósforo, cálcio e ferro.Além dos sais minerais, a laranja é rica em vitamina C, possuindo também uma boa quantidade de vitaminas A e do complexo B.

Benefícios:
*Controla a pressão sanguínea
*Combate o colesterol
*Melhora os problemas digestivos
*Estimula as funções intestinais
*Previne gripes e infecções
*Reforça as defesas do organismo
*Corrige a acidez excessiva do organismo
*Estimula o sistema circulatório, combatendo inflamações das veias

Arroz integral



Kiwi

É considerada uma das frutas com maior quantidade de vitamina C. É rico também em potássio (boa quantidade), cálcio e fósforo. O kiwi também possui pectina. Este tipo de fibra é muito importante para controlar os níveis de colesterol no sangue.






Melancia

Além do licopeno, a melancia possui vitaminas do complexo B, além de vitamina C e vitamina A. Elas irão servir para a visão, prevenção de infecções, combate os radicais livres, dentre outras funções. Na melancia encontramos também os minerais cálcio, ferro e fósforo.




Escarola

Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro. A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.


Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado.




Cenoura

A cenoura é excelente fonte de beta-carateno, o precussor da vitamina A, além de vitaminas C, E e do complexo B. Ela é rica em minerais como potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio e boa fonte de fibras alimentares.

Os benefícios proporcionados pela cenoura:


  • Por ser rica em vitamina C ajuda a aumentar nossas defesas do corpo contra infeccões;
  • A vitamina A presente na cenoura é uma boa aliada na prevenção da cegueira noturna e auxilia o bom estado da pele;
  • Ajuda a proteger contra o câncer, especialmente de pulmão;
  • Protege as artérias;
  • Suas fibras ajudam a reduzir o colesterol sanguíneo;
  • Ótimo estimulante de apetite;
  • Combate prisão de ventre;
  • Combate a tosse,bronquite e asma;
  • Auxilia na cicatrização de feridas;
  • Combate a úlcera gastro-duadenal ( ferida na mucosa que reveste anteriormente o estômago);
  • Contém substância que combate vermes ( vermifugo);
  • Diurético.


Pepino

conteem a maioria das vitaminas que você precisa diariamente. Um pepino contém Vitaminas B!, B2, B3, B5, B6, C, Ácido Fólico, Cálcio, Ferro, Magnésio, Fósforo, Potássio e Zinco.


Beterraba

A beterraba é uma excelente fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Os principais sais minerais encontrados neste legume são: fósforo, potássio, zinco, magnésio e ferro. A beterraba, crua ou cozida, é uma fonte de ácido fólico, cuja deficiência está associada à ANEMIA.



O sumo fresco de beterraba crua é uma fonte de vitaminas e minerais concentrada, sendo considerado o melhor tónico para convalescentes.



Cebola


Entre seus nutrientes, temos a quercetina : um potente antioxidante associado à inibição do câncer de estômago , e agentes anticancerígenos. Outro componente encontrado na cebola é a olerícola.


Ela é uma substância que impede a formação de plaquetas no sangue, evitando assim o entupimento das artérias.Ela é uma boa aliada para ajudar no bom funcionamento do intestino, fígado, pâncreas e vesícula. Além de melhorar o aparelho circulatório e renal, ela reduz o risco de aparecimento do câncer de estômago. A cebola colabora para afinar o sangue, diminuir o colesterol, aumentar o HDL (colesterol bom), combater a asma, bronquite crônica, diabetes e infecções.


Soja
A soja ajuda a combater algumas doenças, como coração, tratamento do câncer, ameniza sintomas da menopausa e a osteoporose.A soja também é o único legume considerado uma proteína completa. A proteína completa é aquela que contém todos os 9 aminoácidos essenciais que uma pessoa deve consumir.


Limão


O limão possui um suco com sabor fortemente cítrico e azedo, pois apresenta uma grande quantidade de ácido cítrico.É uma fruta rica em vitamina C, complexo B e sais minerais (fósforo, cálcio e ferro).



beneficios:
  • Como um anti-séptico natural, o sumo de limão irá destruir bactérias nocivas encontradas nos cortes e outras áreas de infecção.
  • Para dor de dente, aplique sobre o suco de limão fresco no local da dor.
  • Para os problemas de pele, o sumo de limão deve ser aplicado diretamente sobre a pele seca e deixa-se especialmente para a acne e eczema, em seguida, remova com água com azeite. Importante: não saia no sol pois, pode causar manchas. O suco também é bom para a remoção de cravos pretos, sardas e rugas.
  • Suco de limão, quando aplicada aos cabelos após a lavagem, vai dar volume e brilho ao seu cabelo.
  • Suco de limão ajuda a prevenir e curar osteoartrite.
  • Ajuda a prevenir diabetes.
  • Suco de limão auxilia na prevenção do desenvolvimento e progressão da aterosclerose.
  • Suco de limão é um excelente tônico para o fígado.


Mexerica
É uma fruta que apresenta uma quantidade razoável de sais minerais (cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro).Apresenta também vitaminas como, por exemplo, A, C e do complexo B,são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos, e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.


Morango:
O morango é saudável devido a sua grande quantia de vitamina C, essa pequena fruta vermelha ainda colabora consideravelmente na resistência dos ossos, na formação dos dentes, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos, evita hemorragias e atua eficazmente contra infecções.O Morango possui também, em menor quantidade, vitamina B5 (Niacina) e Ferro.


Alface


Contém vitamina A, C, Niacina, minerais, como Cálcio, Fósforo e Ferro. A vitamina A auxilia no funcionamento dos órgãos da visão, é boa para a pele. A vitamina C atua contra infecções, auxilia no processo de cicatrização, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes. Funciona como calmante, combate a insônia.



Agrião

Além de ser considerado uma das principais fontes de vitamina A, é rico em vitamina C, sais minerais como o iodo, enxofre, fósforo, possui mais ferro que a couve e o espinafre.veja abaixo alguns de seus benefícios:

Depurativo do sangue e diurético: Indicado em caso de gota, artrite, obesidade, retenção de liquido, alimentação com excessiva gordura e carne.

Tonificante: Ele é estimulante sobre o organismo, tem como principal conseqüência a ativação do metabolismo, indicado em caso de fadiga e como auxiliar no emagrecimento.

Expectorante: A palavra glucosaturtósido, que descongestiona as vias ao ser aspirado através da infusão do agrião.

Cicatrizante: Ele é maravilhoso para regenerar a pele. As cataplasmas de agrião são aplicadas em caso de feridas, acne, dermatite, caída de cabelo, e até com finalidades cosméticas para melhorar o aspecto da pele.



Alho:

O alho possui um bom valor nutricional,com vitaminas A, do complexo B e C, além de sais minerais, entre eles ferro, silício e iodo. O alho possui um efeito anti-hipertensivo e anticolesterolêmico, além de ser indicado no tratamento de hipertensão e na redução dos níveis de colesterol.


As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em: Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata.


Abóbora


A abóbora além de ser um delicioso alimento também é fonte de vários nutrientes. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e é uma fruta de baixa caloria.



É considerada uma fruta com propriedades medicinais indicada para combater inflamação das vias urinarias, infecções dos rins, inflamação do fígado e baço, além de ser vermífuga, estomáquica, anti-febril, hepática e muito usada para combater a náusea.

Em pessoas que enfrentam problemas digestivos, a abóbora é muito recomendada por possuir um alto teor de fibra, o que contribui para ajudar na digestão adequada.



Abobrinha


Rico em niacina, é fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias. Contém fósforo, cálcio, ferro e celulose.





O Cálcio e o Fósforo participam da formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e ajudam na transmissão dos impulsos nervosos. O Ferro forma os glóbulos vermelhos do sangue e produz energia. Já a celulose é importante para o bom funcionamento das funções intestinais.




Metabolismo

Conjunto de todas as reações e de queima que ocorrem em nosso corpo.
Atividade Metabolica :energia consumida pelo organismo em quilocalorias(kcal).

Metabolismo basal: Quantidade de energia necessária para manter o organismo vivo em uma situação de repouso completo (dormindo).

Observação: em um homem adulto de estatura média, o metabolismo base é de 1.800Kcal. Esse valor varia de acordo a idade, sexo e peso.

Quantidade de caloria ingerida e gastas: determinam se a pessoa vai engordar ou emagrecer. Se a pessoa ingerir muitas calorias e gastar poucas calorias, vai engordar. No caso de pessoa ingerir poucas calorias e gastar muitas calorias ela vai emagrecer. O equilibrio entre as calorias ingeridas e gastas faz com que a pessoa mantenha o seu peso.



Bibliografia:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgbCrCvakrDpR3yuRTH5WmtJaQWkd9zTnTCHAZWeLU97D2YuhU42AVXKzZJqH8lUWa1s6NDGwxw3miHTNlhDCL7BirUnVMrZrWI1yg3dqh8Ta5FuH19GQeKfKZwcu7KmIYlJuuajWh3xcc/s1600/melancia.jpg

http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/escarolaorientacao.htm

http://www.suapesquisa.com/alimentos/beterraba.htm

http://www.blogdofrotista.com.br/wp-content/uploads/2009/04/soja.jpg

http://www.rotativo.org/esporte-e-saude/limao-numerosos-beneficios-para-a-saude/

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQa5NHhpr3PAoTA1TA-RtxSVR7DRxm8ZAyLa-jbEom_VuAzFgLo9fmITPKSE9jYlUk0j-YnKNIpm5pvh9Szq_Qb7BWIJIDiCbpLEzQUDxDgjKpKySkL0eG_qBln0wfbFTVeRXAtDZKQNav/s400/morango-fonte-de-vitamina-b5.jpg

http://www.universidadenet.com/imagens/alimentos/agriao.jpg

http://www.infoescola.com/frutas/abobora/

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aboboras/imagens/abobora-13.jpg

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abobrinha/abobrinha.php

http://www.universidadenet.com/imagens/alimentos/abobrinha.jpg

http://www.vitaminasecia.hpg.ig.com.br/batataorientacao.htm

http://abecedariovegetal.files.wordpress.com/2009/10/agriao.jpg

http://www.brasilescola.com/saude/importancia-dos-alimentos-na-saude.htm

http://www.suapesquisa.com/

http://belezaesaude.dae.com.br/

http://sounatural.com/

http://www.mulherbeleza.com.br

http://alimentos-saude.blogspot.com/2009/07/beterraba.html

http://www.melhoresdicas.com/fotos-videos/fotos/pepinos-os-beneficios-para-sua-vida/

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxNJxgNA3BMn_-9VlBpTw7xX_6g7Ee8doTjBcNCar9bUMR5sHANKVXjOXRDqOHGuPVQvY-Im1J6FFduyPxRlYxXXktCNbyyDtlI_hQfRVYkTaX0kxseCWFceFWg8JWj_l7I5LLOL4hRXw/s400/escarola.jpg

http://www.nutricaoemfoco.com/2009/06/02/melancia/

http://www.suapesquisa.com/frutas/kiwi.htm

http://www.corposaudavel.info/beneficios-da-laranja/

http://007blog.net/beneficios-do-arroz-integral/

http://www.suapesquisa.com/alimentos/feijao.htm

http://www.bodyecology.com/07/04/12/quinoa_benefits_guide.php

http://www.infoescola.com/frutas/avela/

Caderno de ciências


Nenhum comentário:

Postar um comentário