domingo, 30 de maio de 2010

Digestão

O caminho dos Alimentos
(orgãos do sistema digestório)


Processo da digestão
Digestão:Uma das definições no dicionário Houaiss é o conjunto de proscessoso implicados na conversão de alimentos em substâncias adequadas à absorção e à assimilação.

Em outras palavras, a disgestão é a transformação do alimento ingerido.


Principais orgãos do sistema digestório

nome dos orgãos da figura:

1- boca ou cavidade bucal

2-glandulas salivares

3-vesícula biliar

4-fígado

5-pâncreas

6-intestino delgado

7-esôfago

8-estômago

9-intestino grosso

10- reto


A boca contém a língua e os dentes;nela,abrem-se os canais das glândulas produtoras de saliva.O alimento é mastigado e embebido em saliva;em seguida ,é deglutido e passa pela faringe em direção ao esôfago.


No esôfago,o alimento segue em direção ao estômago.o alimento segue em direção ao estômago.O alimento é empurado por movimetos peristálticos que são contrações involuntarias das paredes musculares do esôfago .O esôfago não fabrica sucos digestivos.

As células da parede do estômago produzem o suco gástrico.Esse suco contém ácido clorídrico e algumas enzimas digestivas.

O bolo alimentar formado segue para o intestino delgado,onde é banhado em outros sucos digestivos produzidos pelo pâncreas(sucos pancreático),pelo fígado(bile)e pela própria parede intestinal (suco entérico).

A porção final do intestino delgado absorve as moléculas de nutrientes,já transformadas quimicamente pela ação das enzimas.Essas moléculas,agora bem menores,vão para o sangue,que as distribui por todo o corpo.A maior parte da água é também absorvida no intestino delgado.

Os restos não digeridos chegam então ao intestino grosso.Nessa região é absorvida grande parte da água que ainda restou no bolo alimentar.As fezes,de consistência pastosa,são eliminadas através do ânus(que não é um orgão).

Transformações enzimáticas das principais substancias presentes nos alimentos

Os nutrientes como todas substancias, são formados por pequenas partículas,chamadas de moléculas,em alguns casos,ou de íons,em outros.Partículas pequenas,como as da água,da glicose e dos sais minerais podem penetrar nas células;as maiores como as do amido ou das proteínas,não conseguem atravessar a membrana plasmática.Assim ,uma das funções da digestão é transformar as moléculas grandes em moléculas menores,com a ajuda de substâncias chamadas enzímas digestivas.

Bibliografia

Livro de ciencias entendendo a natureza 8º ano pag 67 e 68

http://www.escolovar.org/corpo_digestao_orgaos1.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário